Filter by Category

Find by Date

Category

What is a KPI and why is it essential for your company?

by

Um Key Performance Indicator (KPI) é um valor mensurável que demonstra a eficácia com que uma empresa está atingindo seus objetivos operacionais e estratégicos. As organizações usam KPIs em vários níveis para medir seu sucesso na consecução de metas.

KPIs de alto nível podem se concentrar no desempenho geral da empresa, enquanto KPIs de baixo nível podem se concentrar em processos entre departamentos, como vendas, marketing ou operações.

[Leia mais]: CONTABILIDADE E INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL: A IMPORTÂNCIA DOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS NA TOMADA DE DECISÃO

O que torna um KPI eficaz para a sua empresa?

Um KPI só é valioso quando inspira uma ação prática. Muitas vezes, as organizações adotam erroneamente os KPIs mais famosos do mercado e depois se perguntam por que os KPIs não refletem seus próprios negócios e não afetam nenhuma mudança positiva.

[Leia mais]: PLANEJAMENTO DE SUCESSÃO VIA HOLDING: COMO FUNCIONA?

Aplicando o KPI na prática

Em termos de desenvolvimento de uma estratégia para formular KPIs, sua equipe deve começar com o básico e entender quais são seus objetivos organizacionais, como você planeja alcançá-los e quem pode agir com base nessas informações.

Este deve ser um processo iterativo envolvendo feedback de analistas, chefes de departamento e gerentes. Com o desenrolar dessa busca, você entenderá melhor quais processos de negócios precisam ser medidos com KPIs e com quem essas informações devem ser compartilhadas.

Leia Também: PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA EMPRESAS DE TI: ENTENDA A IMPORTÂNCIA

Exemplos de KPIs

Custo por unidade

O preço para produzir, armazenar e vender uma unidade de um produto específico, incluindo custos de produção fixos e variáveis.

Fórmula: ([Custo variável] + [Custo fixo]) / (Número de unidades produzidas) = ​​Custo por unidade

Leia também: Conheça as Obrigações Mensais e Anuais do Simples Nacional

Fluxo de caixa operacional

A quantidade de caixa gerada pelas principais operações da empresa.

Leia também: CPOM brasileiro: o que sua empresa precisa saber

Valor vitalício do cliente

O lucro líquido que uma empresa obtém de um consumidor durante toda a duração do relacionamento de compra. Isso pode ajudar a determinar os custos e benefícios dos esforços de aquisição.

Leia também: Escritório de contabilidade para multinacionais no Brasil: por que terceirizar esse serviço?

Número de clientes por funcionário

Indica a carga horária por funcionário e a quantidade de horas que a empresa disponibiliza para cada cliente.

Fórmula: (Número de clientes) / (Número de funcionários atendendo esses clientes) = (Número de clientes por funcionário)

Então, qual é a sua opinião sobre os KPIs? Depois de seguir nossas explicações, ficou tudo mais claro? Conte-nos nos comentários…

Se você deseja contar com uma assessoria contábil experiente, capaz de fornecer as melhores estratégias para sua empresa melhorar o desempenho financeiro, conheça agora as soluções da CLM Controller.

Se você deseja contar com uma assessoria contábil experiente, capaz de fornecer as melhores estratégias para sua empresa melhorar o desempenho financeiro, conheça agora as soluções da CLM Controller.

Leia também: Empresa Aberta no Brasil: Como Começar

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

nine + 2 =